Como funciona o processo de criação de site/loja virtual?
Usualmente o recomendado é fazer uma reunião para que desta forma, o entendimento do foco do site/loja virtual seja completo. Uma simples call e podemos iniciar o processo. Após isso é feito um protótipo baseado em referências do cliente e o site é apresentado. Com o aceite em mãos inicia-se o desenvolvimento do site num ambiente local, para após a aprovação a “subida” no ambiente final do cliente.
Eu já tenho um site. Você o atualiza/corrige/melhora?
Com toda certeza! Esse é um dos maiores motivos de contratação de um Web Designer. É totalmente possível atualizar um site, prover melhorias e corrigir problemas. Além disso todos os sites que eu programo, são entregues com SEO básico de modo que você seja rapidamente indexado pelo Google. É claro que é necessário um trabalho mais árduo para que a busca funcione 100%. Mas com o básico você já garante sua presença digital.
Por que eu ainda preciso de um site em atualmente?
Um site é uma presença digital de muita confiança. É necessária como um grande aliado em vendas de produtos físicos como na venda de produtos digitais. Com o site é possível fazer landing pages, avaliação de muitas métricas, além é claro de não depender de plataformas de vendas terceiras. Facilitando e modernizando seu negócio.
O processo de criação de um app é o mesmo que para um site?
Quase! Na realidade para a concepção da idéia, primeiras telas de protótipo e a versão navegável são possíveis em torno de 1 mês no total. Mas a reunião inicial se faz muito necessária ainda mais que o aplicativo necessita de mais coisas e maiores habilidades técnicas para o pleno funcionamento.
E para um aplicativo? Qual o prazo?
Para o aplicativo o prazo de 2 semanas não é viável. Uma vez que um app leva mais tempo e é feito de forma nativa em ambas as linguagens. Além do tempo de desenvolvimento do app, caso queira coloca-lo nas lojas virtuais de cada sistema operacional existe um prazo de publicação, período de testes, etc.
Pergunta – As correções são cobradas? E as melhorias eventuais no site ou app?
Primeiramente: correções. Aquelas correções que não comprometem a estrutura do site NÃO são cobradas. Ou seja: quero apenas alterar um texto/imagem – Isto tem custo zero. Agora, se uma alteração implica na construção de uma nova página, ai será cobrado um valor, mas não se preocupe os valores são justos e geralmente bem mais acessíveis que uma grande empresa. Já para as melhorias tudo aquilo que é um upgrade pode ser feito num pacote de melhorias. Supondo por exemplo que você cadastrou um produto na loja virtual, mas no momento do cadastro não tinha novas imagens. Essa melhoria pode entrar juntamente com melhorias em outros produtos que não apenas naquele. Ou ainda por exemplo caso seja um grande lançamento proveniente de uma landing page, a melhoria pode não ser cobrada, pois o valor da landing page nova supri o pagamento de uma pequena melhoria. TUDO é previamente acordado e pode ser feito claramente de forma faseada.